fbpx
Solicitar Orçamento
Quarto de bebê

Como escolher os móveis para quarto de bebê?

05 de agosto, 2019

Ter um filho é um momento muito especial para um casal. Escolher os móveis para quarto de bebê, assim como outros itens de decoração, iluminação, roupas e sapatos para o novo integrante da família que vai chegar cria uma expectativa que deixa tudo ainda mais mágico e cheio de emoções.

No entanto, para preparar um cantinho aconchegante para o bebê é preciso considerar aspectos que vão bem além da estética de mobiliário e brinquedos.

Ficou interessado? Acompanhe nosso post e saiba mais sobre como escolher os móveis ideais para quarto de bebê!

Que critérios são mais importantes para a escolha?

Os pontos mais importantes a levar em conta durante a escolha dos móveis para quarto de bebê são a segurança, o conforto e a higiene. Afinal, a criança precisa de toda a proteção e aconchego possíveis, especialmente nos primeiros anos de vida.

O berço, que é onde o bebê vai passar boa parte do tempo, precisa ser pintado com tinta atóxica, ter o espaçamento certo entre grades, uma altura segura e estrado articulado, bem como manter as ferragens e outras peças — como parafusos — não aparentes.

A cômoda com trocador é outro item importante, uma vez que será utilizada com bastante frequência. Além das gavetas para guardar as roupas e acessórios, a cômoda deve ter as dimensões corretas — com o tampo a 90 cm do chão e profundidade de cerca de 60 cm — para que os pais possam cuidar do bebê com ele deitado sobre o móvel.

É recomendado também um estofamento impermeável na superfície do trocador, de modo a facilitar a limpeza depois de trocar fraldas, por exemplo.

Vale lembrar que os móveis para quarto de bebê são mais seguros quando projetados com cantos arredondados. Além disso, pensando mais à frente, deve-se priorizar as superfícies baixas, para manter os brinquedos ao alcance das crianças e para que elas possam explorar o espaço com menos riscos de acidentes.

Uma iluminação de qualidade também é fundamental nos quartos de bebê. O melhor é usar a luz indireta de balizadores e luminárias decorativas, de modo a estimular um sono tranquilo durante a noite. Para tarefas nas quais é preciso mais iluminação, os abajures são boas opções, já que evitam ofuscamento dos olhos dos pais e do bebê.

Quais os melhores estilos de móveis para quarto de bebê?

Seja um tema divertido e colorido, seja algo mais neutro e duradouro, a escolha do estilo de decoração para o quarto do bebê também é importante. Aqui é que entra a inspiração para deixar o cantinho do seu pequeno ainda mais especial.

Clean

O estilo clean vai um pouco pela linha minimalista, caso os pais não gostem de um excesso de estampas, móveis e objetos decorativos. Fica bastante elegante ao combinar tonalidades claras e neutras com uma boa iluminação e apenas alguns toques de cor em poucos objetos.

Moderno

Já para um quarto de bebê moderno, é indicado usar um mix de estampas e formas geométricas que harmonizem entre si, dando um visual pouco convencional ao ambiente. Papeis de parede coordenados com tapetes em estampa geométrica clara são uma boa forma de deixar o espaço ao mesmo tempo delicado e descolado.

Clássico

O estilo decorativo clássico é marcado pelo amplo uso de tons de bege, madeira, muitos tecidos, detalhes decorativos, estampas florais, dentre outros. É um dos mais utilizados para quartos de bebê pela atmosfera sofisticada que imprime ao espaço.

Rústico

O estilo rústico para quartos de bebê é uma tendência bastante versátil. Pode parecer estranho, mas elementos como tijolos aparentes, fibras naturais, madeira de aparência envelhecida e estruturas aparentes também são capazes de criar um ambiente lúdico e de muito bom gosto.

Retrô

Quartos de bebê em estilo vintage têm uma beleza ímpar, capaz de lembrar histórias e remeter à infância dos pais, por exemplo. A aparência de objetos de outra época, embora com tecnologia e releitura atuais, pode ficar por conta de móveis com pés palito e o uso de cores primárias — azul, amarelo e vermelho — para compor a ambientação.

Qual tipo de mobiliário é mais indicado?

A fim de que os móveis para quarto de bebê combinem entre si e atendam com perfeição às necessidades da criança e dos pais, o ideal é optar pelos móveis planejados. Afinal, eles são pensados e ajustados de acordo com as dimensões disponíveis, as escolhas de design dos pais e às funcionalidades desejadas.

Assim, fica muito mais fácil manter o quarto do bebê organizado, confortável, seguro e bonito o tempo todo!

Ficou inspirado com nossas dicas sobre móveis para quarto de bebê? Deixe abaixo seu comentário com o que você mais gostou. Até a próxima!