fbpx
Solicitar Orçamento

Como fazer a decoração de quarto infantil pequeno? Descubra já!

30 de agosto, 2019

Só quem tem criança em casa sabe o quanto é importante que elas tenham um cantinho só delas. Um espaço lúdico, preparado para receber momentos de diversão, estudo e descanso. Mas, ao contrário do que se pode pensar ao trabalhar com espaços reduzidos, a decoração de quarto infantil pequeno também pode ser encantadora.

Seja temática, com cores ou estampas mais neutras, o mais importante é utilizar na decoração algumas peças que possam atender a diferentes necessidades durante o crescimento do seu pequeno.

Continue conosco e inspire-se em nossas dicas para fazer uma decoração de quarto infantil pequeno incrível para seu filho!

Instale prateleiras e nichos

Em uma decoração de quarto infantil pequeno, é essencial aproveitar cada centímetro disponível com os móveis certos para ajudar a guardar brinquedos, roupas de cama, livros e demais objetos.

Por isso, as prateleiras, os nichos e os armários suspensos são muito bem-vindos, pois aumentam a área de armazenamento ao aproveitar as paredes do ambiente. Para recolher muitos objetos, dê preferência aos armários com portas, dessa maneira, o quartinho do seu filho vai ficar muito mais organizado.

Por outro lado, os nichos e prateleiras são interessantes por permitirem compor com a decoração do quarto. Alguns livros de histórias infantis com um brinquedo em cima e uma coleção de bichos de pelúcia enfileirados são boas ideias para aproveitar esses móveis. Que tal?

Prefira móveis combinados

Essa estratégia fica mais fácil de colocar em prática quando se investe em móveis planejados ou feitos sob medida. Isso porque um projeto personalizado permite articular as peças de acordo com a demanda, o que ajuda a economizar espaço e manter a uniformidade da decoração.

Bons exemplos são bancada e cômoda anexas a armários, beliches sob medida e em formatos não convencionais, camas com gavetas para sapatos, dentre outros. Existem modelos prontos de móveis “2 em 1”, como camas suspensas com espaço livre para mesa de estudo, cabana ou um cantinho para jogar videogame.

Se o seu filho já for grandinho, vale incluí-lo na escolha das opções para que se ele se sinta ainda mais à vontade quando o quarto estiver pronto!

Escolha cores divertidas

Em uma decoração de quarto infantil pequeno, as cores, com certeza, têm o poder de causar sensações e tornar o visual mais divertido, neutro ou tranquilizador. Em geral, o mais recomendado é abusar do colorido, mas sem que as tonalidades sejam muito fortes — afinal, isso pode prejudicar o sono do seu filho ou até a atenção dele na hora de estudar.

Uma boa opção para trazer um colorido rico e agradável para os quartos infantis são os papeis de parede. Existem muitas alternativas que contemplam os mais diversos temas, tais como figuras geométricas, estampas de personagens, bichos, plantas e outros.

Vale também criar uma pintura diferente: efeito degradê, combinação de duas ou mais cores formando figuras geométricas ou incluindo parede e forro no mesmo desenho, composição de um cenário usando duas paredes e o que mais a criatividade permitir!

No entanto, essas estratégias devem funcionar apenas como toques de cor, pois para que o quarto pareça mais amplo, os tons claros devem predominar.

Mantenha a circulação livre

Em decoração de quarto infantil pequeno, é muito importante não deixar o espaço abarrotado de pequenas peças de mobiliário — bancos, escadas, pufes, etc — que atrapalhem a circulação dentro do ambiente. Afinal, isso transmite a impressão de que o ambiente é ainda menor e mal planejado.

Procure manter principalmente a parte central do quarto livre para circulação, de modo a acessar tudo com mais facilidade e até para evitar acidentes ao abrir portas e gavetas.

Lembre-se da iluminação

Um projeto de iluminação bem feito tem tudo para dar um efeito ainda mais rico e encantador à decoração do quarto infantil pequeno.

Além dos lustres e abajures convencionais, existe uma ampla gama de luminárias que brincam com a imaginação das crianças e, ao mesmo tempo, valorizam o mobiliário e os objetos presentes no quarto.

Algumas sugestões muito boas são os cordões de luz, que ficam excelentes em cabeceiras de cama ou de berços. Existem ainda as arandelas temáticas de parede — que vão lembrar seu pequeno do personagem favorito dele —, os pontos de fibra ótica que imitam estrelas no teto, as luminárias de cabeceira em formato de miniárvore e as fitas LED para compor com as formas do mobiliário. Basta combinar os tipos de iluminação que mais agradarem e aproveitar!

Se você gostou das nossas dicas sobre decoração de quarto infantil pequeno, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!