fbpx
Solicitar Orçamento
móveis planejados e modulados

Entenda a diferença entre móveis planejados e modulados

13 de agosto, 2019

Se você está se mudando para um novo lar ou procurando renovar a decoração da sua casa, provavelmente já sabe que a escolha certa do mobiliário faz toda a diferença nos ambientes. Os modelos de móveis planejados e modulados, então, contam com uma série de vantagens e especificidades, dependendo das suas necessidades.

É comum que as pessoas não compreendam rapidamente as diferenças entre móveis planejados e modulados, uma vez que são semelhantes, e isso acaba gerando insegurança durante a escolha.

Quer acabar com as dúvidas de uma vez por todas? Continue conosco e saiba tudo sobre móveis planejados e modulados!

Entenda o que são móveis planejados

Os móveis planejados são aqueles feitos para as necessidades de cada cliente, considerando as dimensões disponíveis, cores, formas e outros tipos de personalização. Por isso, é importante que cada cantinho do espaço seja contabilizado com exatidão para que os móveis fiquem adequados.

O resultado é um projeto totalmente exclusivo, pensado individualmente para aquela residência e perfeitamente ajustado ao que os usuários de cada ambiente precisam.

Os móveis planejados ficam ótimos em espaços generosos, mas são especialmente indicados para aqueles mais compactos. Com eles, é possível aproveitar bem as medidas dos ambientes, evitando o desperdício de centímetros preciosos para armazenar os mais diversos objetos.

Veja as diferenças entre móveis planejados e modulados

A principal diferença entre esses dois modelos é que, enquanto os planejados passam por um período de projeto que flexibiliza as medidas, os móveis modulados têm dimensões estabelecidas segundo um padrão elaborado pela fábrica e são produzidos em série. Assim, as peças dos móveis planejados são ajustadas aos espaços, enquanto que os modulados são instalados sem modificações.

Com relação aos móveis planejados, são maiores as possibilidades de design arrojado e que respondam ao estilo e preferências particulares de cada cliente. Já os modulados apresentam escolhas mais limitadas, pois a fabricação em série trabalha apenas com uma determinada quantidade de acabamentos e formatos preestabelecidos.

Há ainda os móveis sob medida, que são elaborados 100% voltados para um local específico, incluindo recortes, detalhamentos, molduras e iluminação de acordo com a funcionalidade e estética desejadas. A maior desvantagem é que, como o mobiliário sob medida é afixado nas paredes e pisos, é uma tarefa quase impossível reaproveitá-los ou mudá-los de lugar.

Devido ao alto nível de individualização e à quantidade de trabalho envolvida, os móveis sob medida são os mais caros e demorados do mercado. Os planejados, por sua vez, costumam levar certo tempo para ficarem prontos e exigir investimentos um pouco mais altos do que os modulados, que são os mais práticos e rápidos dentre estes modelos.

Saiba como escolher os móveis ideais para sua casa

Depois de entender melhor sobre cada tipo de mobiliário, confira a seguir as principais vantagens de escolher móveis planejados para o seu lar!

Adaptação ao estilo e espaço

Os móveis planejados são projetados de acordo com o padrão de cores, acabamentos e tamanhos mais adequados a cada ambiente e seguindo as escolhas dos clientes. Assim, fica muito mais fácil ter um ambiente uniforme, no qual as peças combinam e harmonizam entre si, além de cumprirem as funções para as quais foram elaborados.

Mais do que isso, a combinação entre os elementos do mobiliário deve representar a sua personalidade.

Alta qualidade e resistência

Quem disse que os mobiliários modernos não são duráveis? Os móveis planejados são fabricados em materiais bem mais resistentes do que os utilizados em móveis modulados. Os mais comuns são os clássicos compensados de MDF e MDP, cuja robustez e segurança suportam grandes cargas e são capazes de permanecer intactos por décadas.

No entanto, nos últimos anos tem surgido uma série de inovações que inclui a elaboração de painéis oriundos de plástico reciclado, acabamentos que reproduzem pedras e materiais naturais e outras fibras com resistência enriquecida. Tudo isso amplia ainda mais a gama de escolhas de design e funcionalidade para os móveis.

Organização do ambiente

Com móveis planejados projetados considerando as necessidades das pessoas que vão usufruir dos ambientes, os objetos armazenados ficam mais organizados. Consequentemente, objetos são “perdidos” como menos frequência e o acesso a cada item fica mais prático e rápido no dia a dia tão corrido que todos vivenciamos.

Elegância e valorização do espaço

Sejam quais forem os materiais escolhidos para a composição, é inegável que os móveis planejados permitem uma harmonização sem igual a qualquer local. Isso porque, além das peças em si, normalmente são combinados aos revestimentos das demais superfícies, à paleta de cores aplicada e à iluminação.

Essa coordenação entre todos os elementos da decoração é capaz de valorizar desde os ambientes amplos até aos mais reduzidos, sem perder nada em sofisticação e conforto. Com os projetos residenciais cada vez mais enxutos, essa é uma vantagem e tanto, certo?

Excelente custo-benefício

É muito comum que, a princípio, o investimento em móveis planejados seja considerado muito alto ou mesmo totalmente fora das possibilidades financeiras. No entanto, as fábricas e lojas têm criado facilidades de pagamento que se encaixam no orçamento de cada cliente, permitindo que desfrutem dos grandes benefícios de contar com mobiliário planejado.

Além disso, como se trata de peças pensadas para objetivos e medidas específicas, é possível racionalizar e administrar os custos de forma inteligente. A ótima durabilidade dos móveis faz com que a necessidade de trocas e reformas seja mínima, de modo que as peças serão utilizadas por muito tempo depois de finalizado o pagamento.

Vale lembrar também que, na maioria das marcas e lojas, quanto maior for o projeto, melhores serão os descontos e facilidades oferecidas!

Garantia estendida

Em decorrência da dedicação e da tecnologia aplicadas aos móveis planejados, normalmente as fabricantes oferecem tempos de garantia superiores aos mobiliários prontos convencionais e até mesmo em relação aos modulados.

Outra boa vantagem é que algumas marcas oferecem serviços de montagem e desmontagem com profissionais treinados. Desse modo, os funcionários sabem exatamente como tratar cada peça, evitando danos e quebras nas peças caso você precise fazer uma reforma ou mesmo se mudar para um novo imóvel.

Uma dica que vale a pena ressaltar é a necessidade de fazer uma boa pesquisa antes de fechar o negócio. Visitando mais de uma fabricante é possível verificar quais serviços e materiais combinam mais com o estilo que você procura para sua casa e quais as formas de pagamento melhor se ajustam à sua realidade financeira.

A Benvini Ambientes é uma empresa experiente no mercado, e oferece linhas específicas para projetos de móveis planejados, modulados e 100% sob medida — para salas, quartos, cozinhas, banheiros e até linha corporativa — prezando sempre por alto padrão e excelência na qualidade dos produtos.

Gostou de saber mais sobre móveis planejados e modulados? Entre em contato com a Benvini e saiba mais sobre nossos serviços!